(Português) 04 de outubro de 2012
O objetivo principal das inspeções, que serão realizadas na sexta-feira (5), é debater a situação das comunidades ameaçadas de remoção
A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, relatora especial para o Direto à Moradia Adequada da Organização das Nações Unidas (ONU), está na capital paranaense para visitar comunidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que serão afetadas pelas obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, além de projetos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
A visita faz parte da “I Semana de Cultura e Cidade – Metrópolis”, evento que está sendo realizado pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo principal das visitas e reuniões é debater a situação das comunidades ameaçadas de remoção.
Na sexta-feira (5), a arquiteta deve visitar as comunidades da região metropolitana que serão afetadas pelas obras da Copa e do PAC. Representantes do Comitê Popular da Copa de Curitiba e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Habitação e Urbanismo do Ministério Público devem acompanhar a urbanista na visita.
A previsão é que ela visite as comunidades de Nova Costeira, Quisisana, Suíça e Vila Fontes, que são afetadas pelas obras do aeroporto Afonso Pena. A comunidade de Guarituba, em Piraquara, também receberá a visita, pois será atingida pelas obras do corredor metropolitano.
Fonte: Gazeta do Povo
Leave a Reply